terça-feira, 3 de março de 2020

Aprender inglês para viajar, ou viajar para aprender inglês?



Você já deve ter ouvido alguém falar que para aprender inglês é preciso viajar “pra fora”, que não se adquire fluência estudando, ou que é preciso “respirar” a língua para aprendê-la. E você também deve conhecer um adolescente que vivia trancado no quarto com fones de ouvido, e hoje fala inglês melhor do que o professor dele no colégio. Mas, afinal, é preciso viajar para aprender inglês?
Bom, o adolescente do exemplo dificilmente aprendeu inglês com livros didáticos ou prestando atenção na aula de gramática da escola (o temível verbo to be…). Ele ouve músicas, assiste a filmes e séries, ou joga games online. E como ele consegue fazer essas coisas sem ter estudado? 
Primeiro, porque ele precisa. Ele precisa entender o que está acontecendo no jogo e se comunicar com os outros jogadores. 
Segundo, ele gosta. Ele não assiste a um filme sobre um assunto que não o interesse, nem ouve músicas de artistas dos quais não gosta. 
E terceiro, porque ele faz isso com frequência. Quando você gosta de alguma coisa, seja uma música, uma série ou um jogo, você tem contato com ela repetidamente, todos os dias, por longos períodos, várias vezes. E a frequência, mais do que a sua localização, é o que faz com que você aprenda.
Legal, então porque tanta gente acredita que viajar é a solução para aprender inglês, ou qualquer outro idioma? Simples. Quando você está em outro país é forçado a se comunicar na língua estrangeira para satisfazer suas necessidades; e suas necessidades são quase sempre relacionadas aos seus interesses (um vegetariano não precisa aprender os pontos da carne para fazer um pedido em um restaurante); e porque você está em outro país, precisa usar a língua o tempo todo, em todas as situações de comunicação.
É por isso, inclusive, que muitas pessoas moram por anos em outro país e não aprendem a língua. Apesar de estarem “respirando” o idioma, elas normalmente têm uma rede de contatos, uma comunidade que se ajuda, ou mesmo uma única pessoa que age como uma ponte entre elas e os locais, eliminando a necessidade de aprender o idioma.

Então, você não precisa viajar para aprender inglês. Você só tem se colocar em situações em que você precise se comunicar em inglês, sobre coisas relevantes para você, e pelo maior período de tempo possível.
Tá, mas e aprender inglês para viajar? Bom, você sempre pode utilizar a mímica e os apps de tradução, mas imagina a sensação de estar em outro país e entender o que as pessoas falam ao seu redor e, mais ainda, se fazer entender sem depender de outra pessoa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário