terça-feira, 5 de maio de 2020

É possivel aprender espanhol com o Método Callan?



O Método Callan foi criado na Inglaterra por anglófonos (pessoas que falam inglês) para ensinar inglês. Será que ele funciona na hora de aprender espanhol?

Sim! Sí! Yes!



As aulas do Callan Español seguem puramente a metodologia Callan. São aulas dinâmicas, baseadas num esquema de perguntas e respostas feitas pelo professor na velocidade de fala normal para um falante nativo. O professor faz a pergunta duas vezes e utiliza imagens e gestos para auxiliar a compreensão do aluno sem tradução, e acompanha o aluno durante a resposta para se certificar de que a pronúncia está correta. 


O material do Callan Español foi desenvolvido com base no  currículo do Instituto Cervantes, que apresenta os requisitos linguísticos para cursos de espanhol de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (o CEFR - Common European Framework of Reference, em inglês). Assim, cada dois estágios do Callan Español correspondem a um nível do sistema DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera). Para atender esses requisitos, porém, há alguns aspectos que foram introduzidos no curso. Hoje vamos mostrar quais são eles.

Regionalismos
Assim como o curso de inglês pode ser ensinado em qualquer variação da língua com pouquíssimas alterações de vocabulário, o curso de espanhol foi baseado no castelhano, dialeto falado na Península Ibérica, mas pode ser aplicado ao ensino de outras variações como o espanhol mexicano ou argentino, com a troca de alguns poucos vocábulos. 

Tú o usted?
O professor utilizará o pronome que for mais natural na variação que está ensinando. Porém durante as perguntas, ele/ela deve variar o uso para que os alunos possam praticar ambas as formas.

Alunos fazendo perguntas
Para que possam praticar a entonação interrogativa, o professor pode pedir aos alunos que façam perguntas uns aos outros. Ainda assim, o professor acompanhará o aluno na resposta, de acordo com a metodologia. 

 
Exercícios de revisão
Para que o aluno possa praticar os pontos gramaticais aprendidos em aula, ao final de cada livro há alguns exercícios que serão solicitados pelo professor no momento oportuno.

O gênero das palavras
Assim como em português, as palavras em espanhol têm gênero, o que não acontece no inglês. Por isso, cada substantivo apresentado no livro é acompanhado de um artigo, para que o aluno identifique o gênero da palavra.

Conjugação verbal
No primeiro estágio, todas as formas do verbo são apresentadas. 
Uma vez que os alunos já estão acostumados com a conjugação dos verbos regulares, a partir do estágio 2, a conjugação aparece numa caixa de texto no livro, e o professor se refere a ela somente na apresentação do verbo. Durante a rotina de perguntas e respostas, cabe ao aluno conjugar o verbo adequadamente.
Verbos com conjugação irregular são tratados individualmente.


Omissão de pronomes  
Sempre que soar natural, deve-se omitir o pronome durante as respostas. Exceto quando o pronome for a palavra a ser praticada. Em perguntas com possibilidade de resposta negativa/positiva, o pronome deve aparecer na primeira frase, e ser omitido na segunda.

Flexão de adjetivos
No estágio 1, os adjetivos são apresentados nas formas feminina e masculina. 
A partir do estágio 2, os adjetivos são apresentados apenas na forma masculina, porém as perguntas serão feitas utilizando-os em ambos os gêneros e suas formas plurais.


Ainda duvida que é possível aprender espanhol de forma rápida e divertida? Agende aqui uma aula teste e comprove!

Nenhum comentário:

Postar um comentário