Desde o início da quarentena, temos visto muitas dicas de como se manter produtivo durante esse período. Mas por quê deveríamos nos engajar em aprender um idioma em um momento tão delicado para todo o planeta?
Pensando nisso, o Blog ACeleRa decidiu elencar alguns motivos para você começar, retomar, ou mesmo continuar aprendendo inglês.
1. Preparo
Reinventar-se é um termo que vem sendo muito utilizado nas últimas semanas. Não sabemos quando isso tudo vai passar, mas sabemos que um dia vai acabar. E provavelmente não “voltaremos ao normal”, mas teremos um novo normal, um novo mundo ao qual teremos que nos adaptar.
Mas apesar das incertezas do futuro, existem algumas tendências que já podemos vislumbrar. Uma delas é a nossa relação com a internet, seja para trabalho, estudo, entretenimento ou consumo.
Com a internet, caem as fronteiras, o alcance de cada indivíduo se torna global. Eu posso trabalhar em um empresa em qualquer lugar do mundo, estudar em uma universidade em outro continente, consumir bens ou conteúdos produzidos do outro lado do planeta. E para ser global, precisamos falar a língua que o mundo inteiro fala: o inglês (entenda por que nesse artigo)!
Por isso, seja qual forem os seus planos para depois da quarentena, o inglês será uma ferramenta necessária na execução deles.
2. Projetos
Falando em projetos, você já tem um? Muitos terapeutas têm indicado o desenvolvimento de projetos como uma ferramenta para lidarmos com o impacto psicológico da pandemia, diminuindo a ansiedade ante as incertezas do futuro e nos distraindo da enxurrada de notícias que chegam todos os dias.
O projeto pode ser pessoal ou profissional, pode ser aquela ideia que está na gaveta por falta de tempo, ou uma oportunidade que você vislumbrou depois de umas semanas em casa roletando os feeds das redes sociais. Mas tem que ser algo grande, que te absorva por alguns dias ou semanas, algo pelo que você tenha vontade de levantar da cama de manhã, mesmo não podendo sair de casa.
O seu projeto pode não ser realizável agora (durante a quarentena), mas com certeza há alguns passos que você pode dar agora para aperfeiçoá-lo ou se preparar para executá-lo quando for possível. E uma forma de se preparar para um projeto que será bem-sucedido no mundo pós-quarentena é, com certeza, afiar o seu inglês!
3. Foco em algo positivo
Aprender um idioma é um processo que envolve 4 das nossas habilidades cognitivas - ouvir, falar, ler e escrever. Isso requer que nosso cérebro se concentre no que está fazendo. Assim, para aprender um idioma requer que você separe algum tempo para se dedicar aos estudos, seja você autodidata, tenha um grupo de estudos virtual ou tenha aulas online com horário marcado com um professor.
Nesse período, por mais curto ele que seja, você vai focar sua mente em outros assuntos, vai dar uma pausa nas notícias ou nas discussões nas redes sociais e ainda vai estar treinando seu cérebro!
4. Exercício para o cerébro
Voltando aos conselhos de terapeutas e profissionais da área da saúde em geral, não devemos hibernar durante a quarentena. Nosso cérebro, assim como nosso corpo, precisa de movimento constante para se manter saudável e evitar o desenvolvimento de outras doenças enquanto nos prevenimos contra o coronavírus.
E aprender um idioma é um ótimo exercício para o cérebro! Ajuda na memória, aumenta a agilidade mental, facilita a capacidade de entender outras línguagens (como matemática!), trabalha o foco - afinal, você está exercitando quatro habilidades diferentes, melhora sua criatividade… Ufa! Aprender um idioma é quase um crossfit cerebral!
5. Rotina
É muito difícil manter uma rotina quando todos os nossos compromissos foram subitamente cancelados: não temos mais que ir ao trabalho, ou para a escola, não temos encontros ou lugares para estar. Mas o nosso corpo precisa de uma rotina, ele precisa saber o que esperar para produzir os hormônios que necessitamos e sinalizar os nutrientes que precisamos ingerir. Sem isso, ele entra em modo de defesa e guarda tudo, pois não sabe quando irá precisar (Você também tem sentido suas calças levemente mais apertadas?).
Para aprender um idioma, você precisa organizar uma rotina de estudos. E ao agendar um horário de estudos, seja com o professor, seus amigos ou consigo mesmo, você organiza o horário que vai comer - para não ter fome durante a aula ou sessão de estudos; organiza um espaço físico, sem distrações ou interrupções; e acaba organizando suas outras tarefas em torno desse compromisso. Por exemplo: se sua aula é na parte da manhã, você pode até maratonar um série até de madrugada, mas vai ter menos horas de sono ou vai acordar em cima da hora e não vai ter tempo de tomar café ou dar um salve no grupo do Whatsapp.
6. Aumento do seu alcance
Sabe aquela ideia de cidadão global do novo mundo? Falando inglês, você tem acesso às noticias e novidades mundiais mais rápido, pode assistir seus filmes e séries sem ter que esperar que eles sejam dublados ou legendados, tem acesso a muito mais conteúdo como palestras, podcasts e lives, sejam de interesse profissional ou acadêmico, ou dos seus interesses pessoais.
Falar inglês abre, literalmente, um mundo para você!
Agora, levanta desse sofá, dá um boa espreguiçada e comece aprender inglês hoje mesmo.
Quer um empurrãozinho? Clique aqui e agende uma aula teste gratuita. Na ACRS Idiomas você aprende inglês de forma rápida, dinâmica e divertida, falando inglês desde a primeira aula.

Nenhum comentário:
Postar um comentário