Dan Brown é autor de vários best-sellers, incluindo o Código Da Vinci (sim, o mesmo do filme!) que se tornou um dos romances mais vendidos de todos os tempos, e assunto de inúmeros debates entre leitores e acadêmicos. Seus romances são publicados em 56 línguas ao redor do mundo com mais de 200 milhões de cópias impressas.
É filho de um professor de matemática e uma organista de igreja, e foi educado em um colégio interno onde desenvolveu uma fascinação com os paradoxos entre ciência e religião. Esses temas eventualmente se tornaram o pano de fundo de seus livros.
O sucesso de Brown pode ser equiparado ao de seu alter ego e personagem mais famoso, Robert Langdon - "o homem que ele gostaria de poder ser", de acordo com suas próprias palavras. Langdon, assim como Dan, nasceu em 22 de junho, em Exeter e frequentou a mesma escola de seu criador.
Robert Langdon é professor de Iconologia Religiosa e Simbologia na Universidade de Harvard; sofre de claustrofobia por ter caído num poço aos 7 anos; nada 50 voltas todos os dias; sempre veste blusas de gola rulê (nos filmes, o personagem de Tom Hanks as substitui por camisas escuras), terno Harris Tweed, calças caqui, mocassins e seu insubstituível relógio do Mickey Mouse, presente de seus pais no seu 10º aniversário.
Langdon aparece e cinco livros, até o momento:
Além descobrir o assassino de Vetra, Langdon e Vittoria desvendam os segredos dos Illuminati, o desaparecimento de quatro cardeais durante um conclave (eleição papal) e o roubo de antimatéria (uma substância que pode ser usada para destruição em massa).
Apesar de ser uma sequência de Anjos e Demônios, foi a primeira obra de Brown a ser adaptada para o cinema.
Durante sua viagem a Paris, o curador do Louvre solicita uma entrevista com Langdon, porém antes que possam se encontrar, a polícia aparece e seu hotel investigando a morte do curador, e uma possível ligação de Robert com o fato.
Sophie Neveu, criptologista da polícia e neta da vítima, decide fazer suas próprias investigações e se junta a Robert Langdon fugindo da polícia e desvendando os segredos do Priorado de Sião, uma sociedade secreta já comandada por Leonardo da Vinci, e do Santo Graal.
O responsável por revelar esses fatos perturbadores é Zachary Solomon, filho de Peter Solomon, secretário do Instituto Smithsonian, o maior complexo educacional, de pesquisa e museu do mundo. Para impedir Zachary e salvar Peter, que foi sequestrado pelo filho, Langdon conta com a ajuda de Katherine Solomon (irmã mais nova de Peter), Warren Bellamy (arquiteto do Capitólio) e Inoue Sato (diretora da Secretaria de Segurança).
Langdon acorda num hospital em Florença sem nenhuma memória de como chegou à Itália. Logo ele descobre que estão tentando matá-lo, sem ter a menor ideia do motivo.
Ele é resgatado pela Dra. Sienna Brooks, e ambos viajam para Veneza e Istambul, decifrando códigos em obras de Sandro Botticelli, Giorgio Vasari e Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, cujo o primeiro capítulo, Inferno baseia toda a história.
A Origem
Langdon vai até Bilbao, Espanha, em resposta a um convite de seu ex-aluno Edmond Kirsch, que pretende fazer um anúncio que "mudará a cara da ciência para sempre".
No início do evento, Robert é acompanhado por Winston, secretário pessoal de Kirsch e tudo é perfeitamente orquestrado. Porém, quando Edmond faz sua aparição no evento e é baleado em frente aos convidados, o caos toma conta do lugar.
Decidido a desvendar a descoberta de Kirsch que o levou à sua morte, Robert Langdon se une à Ambra Vidal, diretora do museu onde o evento acontece, e ambos se veem lutando contra o Palácio Real da Espanha, enquanto decifram pistas escondidas na arquitetura moderna de Barcelona.
Já conhecia Dan Brown e Robert Langdon? Ficou curioso pra ler os livros? Ou pelo menos assistir aos filmes? Conta pra gente o que acha do autor e de seu alter ego, e que outras personalidades você quer conhecer por aqui.
https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Langdon
https://danbrown.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário