O Quadro Comum Europeu de Referência para línguas (Common European Framework Reference), ou CEFR, é, como o nome diz, um quadro de referência. Desenvolvido a partir de mais de 20 anos de pesquisa pelo Council of Europe, ele foi desenhado para servir como base na elaboração de currículos e materiais para cursos de inglês, e de exames de proficiência internacionais.
Os alunos Callan têm em seus livros um gráfico que mostra a correspondência entre cada estágio do curso e os níveis do CEFR. Essa informação ajuda os alunos que pretendem prestar exames de proficiência internacionais a entender em que ponto do seu desenvolvimento eles estão, e avaliar as chances de sucesso no exame pretendido.
Mas, além dos parâmetros para os exames, o que significa, na prática, cada nível do CEFR? É o que vamos te contar agora!
Primeiro, vamos ver quais são esses níveis. O CEFR separa os falantes da língua inglesa em três categorias: Basic user (A1 e A2), Independent user (B1 e B2) e Proficient user (C1 e C2). Como a própria nomenclatura mostra, você pode ter ter um domínio básico da língua, usá-la de forma independente, ou ter proficiência nela.
Agora, vamos entender as habilidades linguísticas em cada nível:
A1
Neste nível, você consegue usar expressões básicas do dia a dia, transmitir e compreender informações concretas. Você é capaz de se apresentar e a outras pessoas, fazer e responder perguntas sobre informações pessoais, interagir de forma simples desde que seu interlocutor fale clara e pausadamente.
A2
Você ainda é classificado como usuário básico, sendo capaz de utilizar expressões simples relacionadas a áreas de relevância imediata como família, compras, trabalho. Você consegue se comunicar em situações simples e rotineiras que exijam troca de informações diretas, e pode descrever aspectos simples de sua vida e outras áreas de necessidade imediata.
B2
Você já é considerado um usuário independente da língua, e consegue compreender a ideia geral de assuntos relacionados a trabalho, escola, lazer, etc. Você é capaz de lidar com a maioria das situações em uma viagem, e consegue produzir textos simples e coerentes em assuntos familiares ou do seu interesse. Você também pode descrever experiências e eventos, sonhos e ambições, e justificar opiniões e decisões.
B2
Você já consegue compreender as ideias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, além discussões técnicas na sua área da atuação. É capaz de interagir com espontaneidade com falantes nativos, elaborar textos detalhados em diversos assuntos, e explicar seu ponto de vista em um assunto, contrapondo diferentes argumentos.
C1
Como usuário proficiente da língua, você consegue entender textos mais extensos e complexos, e identificar significados implícitos, expressar-se fluentemente e usar a língua de forma efetiva em situações sociais, acadêmicas e profissionais. Você é capaz de produzir textos detalhados e bem-estruturados em assuntos complexos, utilizando padrões organizacionais, conectores e dispositivos de coesão de forma clara.
C2
Você compreende completamente tudo o que ouve ou lê, consegue resumir informações de diferentes fontes escritas ou faladas, reestruturando argumentos e informações de forma coerente. Você se expressa espontanea, fluente e precisamente, diferenciando nuances de significado em situações complexas.
Se você deseja fazer uma autoavaliação, comece analisando o nível mais alto (C2) e vá "baixando" até chegar ao nível correspondente às suas habilidades. E conta pra gente nos comentários em que nível você está!
Fonte: https://www.coe.int/en/web/common-european-framework-reference-languages/table-1-cefr-3.3-common-reference-levels-global-scale
Nenhum comentário:
Postar um comentário