Iniciar a aprendizagem de um segundo idioma ainda na infância pode trazer vantagens para toda a vida
É uma dúvida comum entre pais e mães qual o melhor momento para que seus filhos comecem a aprender uma segunda língua. O medo de sobrecarregar os pequenos, ou de retardar sua aprendizagem do próprio idioma, são preocupações frequentes.
O cérebro das crianças é como uma esponja, ele absorve tudo o que elas veem, ouvem e experimentam. Porém, diferente de uma esponja, quanto mais ele absorve, mais ele se desenvolve, não havendo estagnação.
Um estudo realizado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos mostra que, na infância, o cérebro se desenvolve numa velocidade incrível. São milhões de novas conexões, e em nenhuma outra etapa da vida ele trabalha com tanta intensidade. É como se nesse momento o cérebro abrisse janelas que facilitam a aprendizagem. Aos dois anos de idade, ele alcança o pico máximo de sua atividade, podendo estabelecer até 700 novas conexões neuronais por segundo.
1. Flexibilidade
Além do cérebro, outros músculos são mais adaptáveis nessa fase, já que serão treinados de acordo com suas vivências. Por isso as crianças expostas a uma segunda língua têm menos dificuldade de articular sons estranhos à sua língua materna, e são mais sensíveis auditivamente a esses sons.
Assim, quanto mais jovens elas iniciam o aprendizado de um novo idioma, maior será a sua capacidade de compreensão auditiva e de pronúncia, levando-os mais próximos ao falante natural da língua.
2. Sem medo de errar
Crianças são naturalmente espontâneas e não têm medo de errar, um dos maiores obstáculos para o aprendizado de um idioma. Elas falam com segurança, e aceitam naturalmente correções, porque isso ocorre em todas as áreas de sua vida nessa fase.
Elas falam da forma como entendem - e as chances de entenderem certo são maiores, como vimos; e se corrigem mais facilmente pois não têm vícios arraigados.
3. Influência no desenvolvimento
Aprender uma segunda língua na infância ajuda a desenvolver a criatividade e a concentração. Auxiliando a criança em outras áreas além da linguagem.
E esse desenvolvimento é contínuo. Ou seja, crianças com capacidade de criar e se concentrar se tornarão adultos mais criativos e atentos.
4. Aprendizagem natural
Crianças aprendem por experiência. Andar, comer, brincar, falar, tudo é para elas uma oportunidade de experimentar. E a aprendizagem de um segundo idioma não pode ser diferente.
As crianças precisam de um ambiente lúdico e de situações concretas, onde desenvolvam não apenas as habilidades linguísticas, mas tudo o que se experimenta com e através da língua, como a motricidade e a percepção sensorial. Assim como aprendem sua língua nativa.
5. Sem resistência
Como dissemos, as crianças não têm vícios ou traumas que dificultem o seu processo de aprendizagem.
Assim, se a inserção de um segundo idioma for feita da maneira correta, a criança o receberá de forma positiva, e não como uma obrigação a ser cumprida.
6. Melhora o rendimento escolar
As habilidades desenvolvidas por uma criança bilíngue se refletem na forma como ela interage com o mundo percebe a aprendizagem.
Uma criança que aprendeu um segundo idioma, tem mais facilidade em diversas áreas como raciocínio lógico e resolução de problemas.
7. Futuro profissional e acadêmico
Essas habilidades, além do conhecimento de uma segunda língua, são buscadas em profissionais de todas as áreas, e darão ao seu filho melhores oportunidades.
Deu para ver que as vantagens de começar a aprender um segundo idioma o mais cedo possível, né?
Aqui na ACRS Idiomas, atendemos crianças a partir de 7 anos, e elas aprendem de forma dinâmica e divertida. Agende hoje uma aula teste e confira!
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